ERA UMA VEZ O CINEMA


Trono Manchado de Sangue (1957)

cover Trono Manchado de Sangue

link to Trono Manchado de Sangue on IMDb

País:Japão, 110 minutos

Título Original: Kumonosu Jô

Diretor(s): Akira Kurosawa

Gênero(s): Drama, História

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
8.1/10 (40920 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Kinema Junpo Award

Best Actress:Isuzu Yamada - For Donzoko and Shitamachi

Mainichi Film Concours

Best Actor:Toshirô Mifune - For Shitamachi and Donzoko

Best Art Direction:Yoshirô Muraki - For Donzoko

Sinopse:
Washizu é um leal general ao Senhor do Castelo do Norte, mas após a ouvir a premonição de uma velha senhora de que um dia se tornaria o senhor do castelo, se deixa levar pela premonição e pelos conselhos de sua gananciosa esposa, desse modo ele assassina seu suserano e toma seu lugar no feudo. Mas ao chegar no topo do poder começa a ser atormentado por uma maldição, que não só lhe aflige como também sua própria esposa.

Baseado em Macbeth, a antológica tragédia de Shakespeare sobre poder e ganância, Trono Manchado de Sangue é mais uma obra prima na filmografia de Akira Kurosawa e como não poderia ser diferente, conta com a presença e com uma bela atuação de Toshiro Mifune, freqüente colaborador de Kurosawa.

O enredo gira em torno de Washizu, um general leal mas que se mostrou fraco de cabeça ao se deixar levar pela premonição de uma velha senhora e pela ganância de sua esposa. A premonição dizia que Washizu se tornaria o senhor do castelo, a principio ele não acreditou, mas seguindo os conselhos de sua gananciosa esposa ele assassina seu suserano e toma seu lugar no poder. Se não bastasse o assassinato de seu senhor ele ainda ordena a morte de seu melhor amigo Miki e de seu filho, já que a premonição também dizia que o filho de Miki tomaria o poder para si.

Em sua época de lançamento, Trono Manchado de Sangue não foi muito bem recebido pela crítica conservadora inglesa, já que eles achavam uma afronta uma adaptação de Shakespeare em tal formato. No entanto, o filme em si é uma grande obra de arte, não só pela sua adaptação original, mas também pela condução de Kurosawa, que também é co-autor do roteiro. Kurosawa mudou totalmente o ambiente da história, que mudou da Escócia medieval para o Japão feudal, assim como incluiu elementos do teatro japonês como um meio de contar a história.

Washizu é a personificação da deterioração moral e suas consequências, se antes ele era um leal general seguindo a ordem natural de sua posição no feudo, após a premonição ele largou seu código moral em busca de poder. A loucura e a paranoia que acomete sobre ele, incluindo seu final trágico, nada mais são que as consequências por suas ações. O mesmo equivale para sua esposa, que mesmo sem ter empunhado uma espada enlouquece pelo sangue em suas mãos.

 

Elenco: